domingo, 15 de agosto de 2010

Desintoxicação, destoxificação ou detoxificação?


Bem na verdade, todos os termos tem o mesmo significado: eliminação de substâncias tóxicas, que muitas das vezes, ingerimos e nosso organismo por esse excesso de consumo, pode começar a acumular. Todas essas substâncias, principalmente vindo de fármacos, alimentos industrializados e vegetais ricos em agrotóxicos precisam passar por alguns processos no nosso organismo para que tal substância tenha capacidade de eliminação.
Esse é um processo fisiológico, nosso organismo sempre vai ser realizá-lo. A detox (como normalmente chamamos) é realizado por todas as células de todos os tecidos, mas principalmente pelo intestino (20%, aproximadamente) e no fígado entre 60 a 65%. Então problemas de constipação intestinal, diarréias recorrentes ou problemas hepáticos em geral normalmente podem não estar desempenhando bem essa função.
Porém, existem duas principais limitações: problemas genéticos (que possam impedir ou dificultar a eliminação) ou quando o consumo é maior que a capacidade que nosso organismo tem de eliminação. Verifico na minha prática clínica o segundo problema ocorrendo com muitos pacientes, e o motivo sempre é o mesmo: a falta de tempo para um consumo de alimentos com qualidade. A preocupação sempre é a falta de tempo e ainda se o produto consumido é diet ou light.
Caímos em uma outra questão: na sua grande totalidade, esses tipo de alimentos processados tem baixa qualidade nutricional e alta quantidade de adoçantes artificiais (em outro post falarei melhor sobre adoçantes), corantes, acidulantes, conservantes, entre outros, e quando consumidos em grandes quantidades é como nosso organismo ficasse saturado de tal substância e não reconhecesse o excesso do mesmo.
Há ainda outros fatores que aumentam o caráter tóxico do nosso organismo: jejum, dieta de baixa caloria, dieta pobre em proteínas, deficiência de vitaminas e minerais, dietas ricas em carboidratos, cigarro, álcool, alimentos ricos em adoçantes (principamente artificiais).
Mas, como saber se estamos afetados por toxinas? Preste atenção se você tem múltiplas hipersensibilidades, ansiedade, tonturas, déficit de memória, concentração ruim, fadiga generalizada, dores de cabeça/enxaqueca, dificuldade de emagrecimento entre outras. Importante: se possui algum desses sintomas, consulte um Nutricionista Funcional para ter certeza da origem do seu problema.
Para aumentar a capacidade de desintoxicação do nosso organismo e promover saúde e emagrecimento saudáveis e efetivos, é preciso praticar atividades físicas (sempre com supervisão de profissionais capacitados e autorização médica), diminuira ingestão de medicamentos sem prescrição médica e consumir alimentos (de preferência orgânicos) que aumentem a capacidade de detoxificação do nosso organismo:  couve, vegetais verdes escuros, limão, cúrcuma, frutas, chá verde...
Adicione esses alimentos diariamente e siga as dicas acima diminuindo a ingestão de susbstâncias químicas e verifique como seu organismo funcionará melhor. Suco de limão com hortelã, arroz integral com cúrcuma, salada de grãos com couve regado ao azeite extra virgem e ervas...Hummm...Bom apetite!

Um comentário: